Toda mudança requer cuidados, principalmente de longas distâncias. No caso de mudanças interestaduais temos algumas especificidades para proceder com o transporte, entre elas, por exemplo, a declaração dos bens que serão transportados.
Elencamos aqui algumas questões importantes para um prévio planejamento da mudança para evitar avarias com a carga e também prevenir dores de cabeça nos pontos de fiscalização.
Cuidados com a carga a ser transportada em longas distâncias
As mudanças interestaduais exigem um planejamento minucioso para que tudo aconteça da melhor foram possível, pois mudar de um estrado para outro já envolve tantas outras mudanças na vida, rotina e costumes das pessoas, o que geralmente causa impacto e adaptação para muitos.
Ao definir a data da sua mudança interestadual, elabore o planejamento pensando em tudo que implicará para a execução tranquila desta etapa tão importante: o transporte dos seus bens.
O indicado é contratar uma transportadora experiente neste tipo de serviço para que tudo ocorra dentro do desejado, sem surpresas. Antes de contratar a empresa que fará a sua mudança interestadual procure informações, referências, investigue, procure depoimento de quem já tomou os serviços para saber como funcionou.
Mudanças interestaduais precisam de documentação com a declaração de bens
Para rodar com a carga de um estado a outro, o motorista da transportadora deverá portar um documento com a relação completa de toda a carga, ou seja a descrição de todos os bens, informando a origem e o destino, nome do dono da carga, dados do veículo utilizado, entre outros detalhes. Empresas especializadas em mudanças interestaduais já estão acostumadas estas exigências e normalmente se responsabilizam pela questão realizando inventário de toda a carga a ser transportada e informando oficialmente ao órgão responsável no estado de origem da mudança.
As exigências na documentação mudam de acordo com o tipo de mudança: se de bens de pessoa física ou jurídica.
O que influencia no preço da mudança interestadual
O orçamento para uma mudança interestadual leva em conta é a distância ou a quilometragem a ser percorrida e também a quantidade de itens que serão transportados.
Sendo assim, é recomendado avaliar se tudo que você pretende transportar para o novo endereço é realmente necessário, se vale a pena.
Por isso, ao realizar um orçamento informe a relação completa, pois o preço pode ser alterado no momento da coleta, caso o contratante não tenha informado a lista detalhada. Se possível solicite que um funcionário da empresa faça uma visita em sua residência para conferência.