Você já teve que mudar seus utensílios de cozinha para uma nova casa, então sabe como é fácil quebrar esses itens frágeis. Uma peça de vidro embalada incorretamente ou um prato que não esteja envolto em proteção suficiente pode facilmente levar a cacos de vidro, porcelana ou cerâmica por todo o chão. Felizmente, você pode evitar quebrar seus pratos, tigelas e copos usando os materiais certos e as técnicas de embalagem certas. Quer saber como embalar pratos e outros itens sensíveis para que não quebrem? Aqui está nosso guia de 8 etapas para embalar e transportar estes bens frágeis de cozinha.
Para começar, seria uma boa ideia, livrar-se de itens que você não precisa mais. Primeiro, é importante em sua cozinha desfazer-se de todos os pratos e copos que você não quer ou precisa mais. Por exemplo, se você tiver um conjunto extra de louças para o dia a dia que nunca é utilizado, recomendamos doar ou vender esses itens antes da mudança. Embalar pratos e tigelas é um processo demorado. Além disso, você precisará de materiais de embalagem extras (pense: mais papel de embalagem, caixas, etc.) para embalar tudo. Por que desperdiçar seu tempo e dinheiro movendo itens que você não vai usar de qualquer maneira? Pratos, tigelas e copos não usados também ocupam espaço nos armários da cozinha que você pode usar para outros itens mais importantes.
Tome nota do seu inventário
Depois de desfazer-se do que não precisa, anote o que planeja levar. Recomendamos tirar fotos das suas utilidades, como itens de vidro antes de embalá-los nas caixas. Certifique-se de registrar a quantidade de tudo que você tem (ou seja, 12 pratos de jantar, 12 pratos de salada, 10 tigelas, etc). Dessa forma, você saberá se alguma coisa estiver faltando durante o processo de mudança. Se usar uma empresa de mudanças para levar seus pertences, faça uma lista de inventário e tire fotos dos itens com antecedência, pois isto pode ser útil para fins de seguro mais tarde.
Verifique novamente suas opções de seguro
Por falar em seguros, é sempre uma boa ideia revisar suas opções de seguro e responsabilidade antes de mover itens quebráveis, como pratos e copos e demais utilidades. Todas as empresas de mudanças licenciadas oferecem algum tipo de seguro que cobre item por item se algo se quebrar ou se perder durante a mudança. Mas, obviamente, se você mesmo embalar os pratos e utensílios domésticos, a transportadora não será responsável por qualquer coisa que se quebrar no processo. Se for esse o caso, você pode querer considerar a compra de um seguro de mudança de uma seguradora terceirizada.
Deixe alguns pratos de lado para usar antes do dia da mudança
Há boas chances de você começar o processo de embalagem bem antes de sua mudança. Isso significa que você provavelmente terá pelo menos uma semana em que todos os seus pratos serão embalados. O que você vai comer? Antes de empacotar os itens da cozinha, faça um plano para os pratos, tigelas e copos que planeja usar na semana ou semanas anteriores à mudança.
Reúna o material de mudança adequado
A melhor maneira de embalar os pratos é usar os melhores materiais de embalagem para o trabalho. Sem o material de embalagem correto, seus pratos, tigelas e copos podem não chegar inteiros à nova casa. Aqui estão alguns materiais que recomendamos ter à mão para embalar pratos e copos: caixas de papelão resistentes, kits de partição de embalagem de prato, kits de partição de embalagem de vidro, fita adesiva, papel de embalagem e papel de embrulho de prato, rolos de plástico bolha, bolsas de espuma e um marcador pontiagudo para rotulagem. Caixas de tamanho pequeno a médio funcionam melhor para esses itens frágeis e pesados.
Montar caixas
Depois de reunir os suprimentos de movimentação corretos, comece a montar suas caixas de mudança. Certifique-se de que essas caixas sejam robustas, fortes e capazes de suportar o peso. A última coisa que você deseja usar ao embalar itens frágeis é uma caixa que foi danificada. Se você está planejando embalar itens em caixas de papelão usadas, certifique-se de que essas caixas usadas estejam em boas condições.
Comece a empacotar
Depois que seus suprimentos estiverem reunidos e suas caixas montadas, é hora de começar a embalar os itens. Veja como embalar tudo, de pratos e tigelas a copos e porcelana, corretamente.
Como embalar pratos e tigelas: Recomendamos colocar uma ou duas folhas de papel de embalagem no chão. Coloque o prato ou tigela na borda do papel de embrulho do prato para mover e enrole o papel em torno do item várias vezes. Para tigelas, certifique-se de que o papel também esteja amontoado dentro da abertura. Fixe o papel de embalagem com fita adesiva. Se preferir colocar os pratos dentro de bolsas de espuma em vez de papel de embalagem, você pode fazer isso. Assim que o prato estiver devidamente protegido, coloque-o dentro de uma das divisórias. Feche a caixa e prenda com fita adesiva.
Como embalar xícaras e canecas: Recomendamos o uso de papel de embalagem ou plástico bolha, pois essas camadas protetoras podem ser facilmente moldadas em torno dos itens para proteger tanto o interior quanto o exterior.
Como embalar copos e taças: Devem ser embalados com o máximo cuidado, pois esses itens tendem a ser especialmente quebráveis. Você pode usar papel de embalagem, plástico bolha – ou uma combinação deles – para proteger os itens.
Como embalar porcelana e cristal: Visto que a porcelana e o cristal são particularmente valiosos, recomendamos dar atenção extra a esses itens. Usando papel de embalagem, almofadas com bolhas de ar ou bolsas de espuma (ou combinação desses materiais), embrulhe e prenda cada peça de porcelana ou cristal em várias camadas de proteção. Para copos de cristal, certifique-se de que o interior dos copos seja preenchido com papel para proteção adicional e seguro com fita adesiva. Se você tiver as caixas originais com as quais a porcelana e o cristal vieram, recomendamos reutilizá-las para a mudança. Se as caixas individuais forem pequenas, você poderá colocar várias dentro de uma pequena caixa. Se você não tiver as caixas originais, é melhor usar uma caixa e um kit de partição de prato / vidro para manter cada peça isolada. Preencha as lacunas vazias com acolchoamento extra e prenda a caixa com fita adesiva.
Rotular todas as caixas
Terminou a embalagem? Agora é hora de etiquetar suas caixas. Ao terminar de colocar os itens dentro de cada, certifique-se de etiquetar a parte externa da caixa com o que está dentro. Também recomendamos indicar onde você deseja que a caixa vá. Por exemplo, “Cozinha” ou “Sala de jantar”, para que os transportadores saibam onde colocar a caixa na nova casa. Certifique-se de adicionar um adesivo “FRÁGIL” e “Este lado para cima” também. Dessa forma, os transportadores saberão lidar com essas caixas com cuidado e não apenas jogá-las à toa na traseira de um caminhão.