O preço do serviço de transporte é uma dúvida muito comum entre a maioria das pessoas que se preparam para uma mudança interestadual. Existe uma tabela com valores pré-determinados para compor o orçamento?
O preço para execução do trabalho pode variar muito de empresa para empresa e dos fatores específicos de cada demanda. Desta forma, fica difícil para o contratante saber se irá pagar um valor justo ou não. Sendo assim, é importante primeiro entender o que pode influenciar na composição do orçamento e o que a empresa contratada agregará no serviço.
O orçamento para uma mudança nacional é basicamente calculado a partir da distância que será rodada e a quantidade de itens que serão transportados.
O que influencia no orçamento de uma mudança interestadual?
- A distância entre o ponto de saída e chegada: o que influência no gasto de combustível e desgaste do veículo de transporte;
- A quantidade de itens que serão transportados e as necessidades de armazenamento, pois esta informação permitirá a empresa saber que tipo de veículo disponibilizará para o serviço;
- O tipo de material para embalagem dos itens;
- A necessidade de mão de obra: quantos profissionais deverão estar à disposição para realização do trabalho.
- A data e horário da mudança: finais de semana e feriados podem alterar o valor;
- Documentação exigida para rodar com os bens em rodovias.
Alguns itens na lista podem ser eliminados, por exemplo, se a mudança estiver toda preparada e pronta para o carregamento no caminhão, o custo de pessoal para desmontar e embalar já é cortado.
Diante destas informações é importante solicitar orçamentos definindo as necessidades da mudança e avaliar as competências de cada empresa para saber qual oferecerá o melhor custo benefício. Lembrando sempre que o preço não se dá somente pelos fatores listados acima, mas principalmente pelo valor agregado que a empresa pode oferecer que é de capacidade, confiabilidade e compromisso.
Para ter certeza de que a empresa pode oferecer o serviço que está propondo e com valor adequado de orçamento, busque referências, depoimentos, analise as avaliações negativas e positivas e certifique-se de que possui uma boa reputação no mercado.